Ministro do TST visita metalúrgicos do ABC nesta sexta-feira
A convite do Sindicato, Maurício Godinho vai conhecer os Comitês Sindicais de Empresa na IGP e Volkswagen.
O ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Maurício Godinho, a convite do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, visitará duas empresas no ABC, nesta sexta-feira (28), a partir das 10h. O objetivo é apresentar ao ministro o modelo de organização e representação sindical no local de trabalho desenvolvido pela categoria nos últimos 30 anos. Godinho é especialista em Direito Coletivo e mestre em Ciência Política.
O ministro do TST e o presidente do Sindicato visitarão as plantas e os CSEs (Comitês Sindicais de Empresa) na Igpecograph, em Diadema, e na Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Antes, às 9h, ele conhecerá a Sede do Sindicato.
Segundo Sérgio Nobre, o ministro Godinho poderá ver a importância da representação no local de trabalho construída pelos metalúrgicos do ABC. “A organização nas fábricas é a nossa maior conquista. Ela é responsável pelo aumento do diálogo social e pelo crescente número de acordos e soluções para as demandas dos trabalhadores”, afirma o dirigente.
Em janeiro, o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, também a convite do Sindicato, conheceu os CSEs de duas empresas no ABC. Com essas iniciativas, o Sindicato quer ampliar o debate sobre a importância da regulamentação da representação no local de trabalho e da negociação coletiva, para assegurar que, onde o sindicato é forte e legítimo, a negociação possa ser feita sob segurança jurídica.
As primeiras comissões de fábrica no ABC foram criadas na Ford e na Volkswagen, há 30 anos. Hoje, os CSEs atuam em 90 empresas da base dos metalúrgicos do ABC, que empregam mais de 80% dos quase 99 mil metalúrgicos da base.
Da Assessoria de Imprensa do Sindicato