Ministro Lupi visita Sindicato e comitês de fabrica dos Metalúrgicos do ABC

Acompanhadp de Sérgio Nobre e dirigentes sindicais da Região e do Estado, Lupi visitará dois comitês de fábrica para conhecer o modelo de organização no local do trabalho dos Metalúrgicos do ABC

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estará no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC nesta segunda-feira (11/01) para conhecer o modelo de organização nos locais de trabalho desenvolvido nos últimos 30 anos pela categoria.

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, e dirigentes sindicais da Região e do Estado acompanharão o ministro aos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa) na IGPE, em Diadema, e na Mercedes-Benz, em São Bernardo. Na montadora, a comitiva será recebida por Jackson Schneider, executivo da Mercedes e presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e empresários.

Segundo Sérgio Nobre, a visita tem o objetivo de apresentar ao ministro como funciona “nossa maior conquista, a organização no local de trabalho”. As primeiras comissões de fábrica foram criadas na Ford e na Volkswagen, há 30 anos. Hoje, o CSE atuam com sucesso em 90 empresas da base dos metalúrgicos do ABC, onde trabalham mais de 80% dos quase 100 mil metalúrgicos da base.

“A organização é responsável pelo aumento do diálogo entre capital e trabalho e pelo crescente número de acordos e soluções para as demandas dos trabalhadores”, afirma Nobre.

Da Assimp