Ministro Mercadante tem pressa para entrada em vigor da rastreabilidade

Mercadante, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, em reunião com o presidente do Sindicato, Rafael Marques

O ministro-chefe da Casa Civil da Presi­dência da República, Aloízio Mercadante, anunciou ontem seu apoio para acelerar a entrada em vigor do decreto de rastreabilidade das auto­peças.

A intenção foi manifestada ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, durante en­contro mantido no gabinete de Mercadante, em Brasília.

“Os principais temas de nossa conversa foram o de­creto da rastreabilidade e o impulso que essa medida dará ao setor de autopeças”, revelou Rafael após a reunião (leia mais sobre rastreabilidade nesta página).

“O ministro concordou que o tema da rastreabilidade é extremamente importante e é fundamental que entre em vigor com bastante urgência”, contou. “Por isso considero que nossa conversa foi muito boa”, disse.

O apoio de Mercadante veio exatamente dez dias após a iniciativa ter recebido outra importante manifestação neste sentido.

No último dia 14, o mi­nistro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Pre­sidência da República, Ricardo

Berzoini, também anunciou seu apoio ao decreto.

Rafael explicou que ras­treabilidade é um sistema de controle e aferição para iden­tificar quais componentes dos veículos são, de fato, fabricados no Brasil e sua implantação vai restringir o uso de produtos importados, além de fortalecer a produção nacional do setor.

“O decreto é fundamental para preservar empregos nas autopeças, mas encontra-se parado na Casa Civil”, desta­cou Rafael.

“Por isto o apoio de Mer­cadante é tão importante. Na condição de ministro-chefe da Casa Civil ele tem poder para destravar o andamento do decreto”, prosseguiu.

Rafael lembrou ainda que a rastreabilidade complementa o programa Inovar–Auto, ao estabelecer a redução de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializa­dos, o IPI, para montadoras que adquiram peças nacio­nais, em vez de importar os produtos.

Durante o encontro com Mercadante, o presidente do Sindicato debateu também a pauta dos Metalúrgicos do ABC (confira abaixo), que também foi bem recebida pelo ministro.

Saiba o que é rastreabilidade

Rastreabilidade é um sistema capaz de controlar a origem das peças utilizadas pelas montadoras.

Sua implantação é importante porque, através dela, é possível controlar o conteúdo regional das peças. A rastreabilidade permite verificar a origem, ou seja, identificar o local da produção das peças e dos componentes usados na montagem de um sistema automotivo. Basta cruzar os dados de notas fiscais de compra, por exemplo.

O Sindicato defende o sistema de rastreabilidade porque ele refletirá na geração de postos de trabalho, na ampliação de investimentos em tecnologia e desenvolvimento com empregos mais qualificados e com maior renda.

Principais propostas dos Metalúrgicos do ABC

• Renovação da frota de caminhões e ônibus

• Garantia de utilização de peças nacionais

• Programa de incentivos para as autopeças, o Inovar-Peças

• Sistema de Proteção ao Emprego

Da Redação