Ministros no congresso: Universidade é do trabalhador
Três ministros participaram do 6º Congresso da Confederação Nacional do Metalúrgicos da CUT em painéis que debateram o movimento sindical e a conjuntura do País.
O ministro da Educação, Tarso Genro, voltou a defender que a Universidade Pública do ABC seja voltada ao trabalhador e que reflita os movimentos sociais da região. Sem esse foco, ele acredita que a Universidade corre o risco de ser definida pelo pensamento burocrático do governo.
Tarso Genro disse que o projeto de lei seguirá para o Congresso em regime de urgência para ser aprovado até outubro, sem esperar as decisões do grupo que debate o formato da Universidade. Ontem, o grupo se reuniu mais uma vez.
“A lei não precisa contemplar o que será definido pelo grupo, já que ela terá a flexibilidade necessária para se adequar ao formato de acordo com as características da região”, explicou ele.
820 mil empregos
Já o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, disse que o governo federal gerou 820 mil empregos em 2004, e acredita que até o final do ano mais de um milhão e meio de novos empregos formais serão criados.
Ele reivindica dinheiro para os programas de treinamento e formação profissional, já que a baixa qualificação atrasa o crescimento do mercado de trabalho.
Berzoini disse que a proposta de reforma sindical está pronta e que seguirá para o Congresso em agosto. Ele pediu pressão sobre os deputados e senadores para que a proposta seja aprovada.
Eleições
Fazendo um avaliação dos 18 meses do governo Lula, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse que o PT está forte para as eleições deste ano, e que Lula seria eleito caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje.
Zé Dirceu não poupou críticas ao ex-presidente FHC. Disse que o governo Lula investiu duas vezes mais em saneamento básico do que os tucanos em oito anos de administração.
Para o ministro, os candidatos vão ter o que apresentar à sociedade o que foi feito pelos atuais administradores: “Não temos medo do debate. Se formos comparar os governos do PT aqui na região com as administrações dos nossos adversários, nós vamos ganhar a eleição”.