Ministros visitam CUT: Governo amplia debate com sociedade

Dois ministros de Estado estiveram ontem na CUT, em São Paulo, para ouvir a opinião da central sobre diversos assuntos, fato inédito na história do País e de uma central sindical no Brasil. Outro ministro visita a CUT hoje e, sexta-feira passada, cutistas e representantes de outras centrais sindicais se reuniram com um quarto ministro. Outra novidade.

Todos esses encontros fazem parte da busca pelo governo Lula da construção de um processo de troca de idéias com a sociedade civil organizada, que tem marcado sua diferença com administrações anteriores.

O mesmo comportamento marcou a posse do ex-presidente do Sindicato, Heiguiberto Guiba Navarro, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo sexta-feira passada. Ele quer centrais e sindicatos auxiliando na fiscalização de empresas e o apoio do setor empresarial para discutir medidas que melhorem as condições de saúde e segurança nos locais de trabalho.

Da mesma forma, após a reunião com a CUT ontem, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que passará a ouvir mais os trabalhadores sobre as propostas que o Brasil apresentará nas negociações para a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Ontem também a CUT recebeu Luiz Dulci, Secretário-Geral do Governo.
Na última sexta-feira, o encontro reuniu outras centrais com o secretário-especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro. Hoje, a CUT encontra-se com o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini.