Missão do APL da defesa na Suécia traz resultados para o ABC

Missão do APL da Defesa do ABC em visita a fábrica da Saab na Suécia

A missão do APL da De­fesa do ABC, apoiado pelo Sindicato, que esteve em visita a Suécia na semana passada, apresentou três importantes resultados para a região.

Um deles foi a oportuni­dade em conhecer de perto a fábrica da Saab que cons­truirá os novos caças para a Força Aérea Brasileira, a FAB, com a transferência de tecnologia do Gripen NG, modelo escolhido pelo go­verno federal.

“Estamos cumprindo as etapas para a instalação da fábrica sueca em São Ber­nardo, que fornecerá partes da aeronave, e teremos a definição de data até dezem­bro deste ano”, explicou o vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, que participou da missão.

Segundo ele, a vinda desta nova empresa para o Brasil, e em especial para o ABC, representa mais empregos e a oportunidade de desenvolver outro setor da indústria, o aeronáutico, além do já consolidado polo automotivo.

“Estamos colocando a região na rota da FAB, am­pliando as possibilidades e com a estimativa de criação de mil empregos diretos apenas nesta primeira fase de instalação”, comemorou.

Além disso, Aroaldo destacou que empresas da cadeia auto­motiva que também fazem par­te do APL da Defesa poderão se tornar fornecedoras de peças para a construção do Gripen NG e tiveram a oportunidade de estreitar relações com as em­presas suecas, durante a missão.

“Os representantes das empresas suecas, todas produtoras de tecnologia de ponta, demonstraram interesse em ter acesso ao mercado brasileiro e se disseram favoráveis à trans­ferência de tecnologia como uma decorrência natural de seus negócios”, contou.

O terceiro resultado da missão internacional foi a assinatura de um termo de cooperação entre a Uni­versidade de Chalmers, em Gotemburgo, e o Centro Universitário da FEI, em São Bernardo.

“Na Suécia todos os pro­jetos desenvolvidos pelo país têm o modelo de Triple Helix (saiba mais abaixo), com a participação do governo, das empresas e das universidades”, disse.

“Esse intercâmbio será fun­damental para a qualifica­ção profissional e o desen­volvimento de projetos, que serão a essência do Parque Tecnológico do ABC”, con­cluiu o vice-presidente.

Além dos representantes da FEI, participaram da missão na Suécia, professo­res de engenharia da Uni­versidade Federal do ABC, a UFABC; da Universidade Metodista de São Paulo, a Umesp; e do Instituto Mauá de Tecnologia.

Pelo poder público muni­cipal, o secretário de De­senvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, e o responsá­vel por Empreendedorismo, Trabalho e Renda, Nilson Tadashi Oda, representaram o prefeito Luiz Marinho.

Saiba o que é o triple helix?

O triple helix – três hélices, na tra­dução para o português – é o mo­delo de sociedade estabelecido pela Suécia e consiste em desenvolver os projetos para o país a partir de três pilares, o governo, as empresas e as universidades.

Este modelo é semelhante ao dos Arranjos Produtivos Locais, os APLs, apoiados pelo Sindicato, com a participação da Prefeitura de São Bernardo, empresários do ABC e universidades.

Da Redação