Mitsubishi estuda produzir carros em fábrica da Nissan nos EUA
A Mitsubishi Motors anunciou na quinta-feira (8) que está considerando produzir veículos em uma fábrica da Nissan Motor na América do Norte. O movimento anterior, de parar a produção nos Estados Unidos, coloca a empresa em risco diante das tarifas elevadas impostas pelo governo Trump. A Mitsubishi projeta uma queda de 28% no lucro operacional do grupo, para 100 bilhões de ienes (US$ 691 milhões) para o ano fiscal de 2025, informou a empresa.
As tarifas automobilísticas dos EUA devem causar um impacto de 40 bilhões de ienes no total. A montadora japonesa parou de fabricar veículos nos EUA em 2015 devido às vendas fracas. Agora, importa todos os veículos vendidos no mercado, tornando-a particularmente vulnerável à nova tarifa de 25% sobre automóveis importados.
A fábrica específica e os modelos envolvidos no plano de produção conjunta, bem como o cronograma, serão definidos posteriormente. “A produção local será extremamente importante no futuro também”, disse o CEO da Mitsubishi Motors, Takao Kato. Enquanto isso, a taxa de utilização das instalações da Nissan na América do Norte tem diminuído. Produzir veículos Mitsubishi na região “seria um projeto visionário que é vantajoso para ambas as empresas”, disse Kato.
A Mitsubishi e a Nissan, que fazem parte de uma aliança tripartite com a Renault da França, planejam expandir a cooperação de outras maneiras também, incluindo o uso de baterias de veículos elétricos compartilhadas.
Do Valor Econômico