Mobi e Kwid têm mais de 90% de vendas diretas

Polo, Strada e Argo formam o pódio de outubro nas vendas diretas de automóveis e comerciais leves; BYD Shark não teve registros no varejo

VW Polo, Fiat Strada, Hyundai HB20, Fiat Argo e VW T-Cross. Assim ficou o ranking dos carros mais vendidos do mês de outubro, no Brasil, de acordo com números da Fenabrave. Mas, a sequência muda quando se separam as unidades compradas por pessoas físicas e por quem negocia com CNPJ. No caso, as chamadas vendas diretas.

Em números, portanto, o hatch da Volkswagen continua líder e emplacou, no mês passado, 10.621 unidades para taxistas, produtores rurais, PCDs, locadoras, lojistas, por exemplo. Logo atrás vêm os Fiat Strada e Argo, que fecha o top três. Na sequência, Hyundai HB20 e Fiat Mobi fecham a lista dos cinco mais emplacados. Um dado curioso vem de uma conta rápida que mostra alguns modelos fazendo carreira, praticamente, com vendas diretas.

O Fiat Mobi, por exemplo, teve 90,1% de suas 6.504 vendas de outubro feitas a clientes que compram com CNPJ. Outro carro que é comum ver em frotas de empresas é o Renault Kwid. Em números, 91,8% de suas vendas ficaram fora do varejo. Como já previsto, o Citroën Basalt segue o mesmo caminho, tanto que 368 das 370 unidades comercializadas no mês passado (99,5%) foram por vendas diretas.

A princípio, a modalidade de vendas diretas respondeu por 51,5% dos 249.896 automóveis e comerciais leves vendidos em outubro no Brasil. Aqui cabe um adendo, afinal, o setor fechou o mês passado no azul em todos os sentidos. Ou seja, outubro vendeu mais que setembro, mais do que o mesmo período de 2023 e registrou alta no acumulado do ano. Assim como na lista geral, o VW T-Cross foi o SUV mais emplacado quando o assunto é venda direta. Desse modo, o utilitário emplacou 5.756 unidades para CNPJ, foi o sexto colocado do ranking entre automóveis e comerciais leves.

Do Jornal do Carro