Mobilização: Campanhas salariais serão unificadas
A CUT e a Força Sindical lançam campanha salarial unificada hoje pela manhã com uma plenária entre as direções das duas centrais. A pauta conjunta reivindica reajuste dos salários e aumento real, redução da jornada de trabalho, PLR, geração de empregos, redução da taxa de juros e correção anual da tabela do Imposto de Renda.
Segundo o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, Adi dos Santos Lima, haverá um esforço das direções das centrais para antecipar as datas-base das categorias. Enquanto a data-base de bancários e petroleiros é em setembro e a dos químicos e metalúrgicos é em novembro, as datas-base dos principais setores da Força é em novembro e em dezembro. “A discussão para o ano que vem começará já em janeiro de 2004”, adiantou Adi.
>> Petroleiros
Sem nenhum avanço nas negociações com a Petrobrás, os petroleiros decidiram cruzar os braços a partir de hoje por 24 horas.
A paralisação será nacional e atingirá todas as bases da empresa. Entre outras reivindicações, os petroleiros exigem reposição da inflação, 6,8% de aumento real, fim da terceirização, reintegração dos demitidos nas greves de 1994 e 1995 e um novo plano de cargos e salários.