Mobilização garante aumento da PLR na IGP, na Selmec e Affinia
Depois de intensas negociações companheiros aprovam valores e comemoram as conquistas
Raquel Camargo
Na foto 1, trabalhadores da Selmec (todos de azul) aprovam PLR.
Na foto 2, Da Lua, do CSE (de camisa verde listrada), durante a assembleia na IGP.
Na foto 3, companheiros da Affinia aprovam a proposta diante de Claudionor, diretor do Sindicato (de camisa preta listrada)
Em assembleia na manhã de ontem, os companheiros na IGP, autopeças de Diadema, aprovaram a proposta de PLR negociada com a empresa.
A aprovação ocorreu após uma semana de intensa mobilização. Na quarta-feira da semana passada, os trabalhadores rejeitaram a proposta inicial e entregaram aviso de greve. O valor da PLR foi considerado muito baixo e as datas de pagamento muito distantes.
Segunda-feira à tarde o pessoal cumpriu o prometido e cruzou os braços por duas horas. A ação foi fundamental para a fábrica melhorar sua proposta, com valor maior de PLR e revisão dos prazos de pagamento.
“As negociações só avançaram porque houve mobilização dos trabalhadores, que protestaram desde o início das negociações”, afirmou o coordenador do Comitê Sindical, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua. “Por isso conquistamos um bom aumento em relação à PLR do ano passado”, concluiu.
O pagamento será feito em duas parcelas, a primeira em julho deste ano e a segunda março de 2011.
Selmec
A mobilização também foi fundamental para a companheirada na Selmec, fábrica de equipamentos para processo de Diadema, conquistar um reajuste significativo na PLR deste ano.
A proposta aprovada ontem, em assembleia diante da fábrica, só saiu depois de muita pressão e diversas reuniões com a direção da Selmec.
“A organização dos trabalhadores e o apoio que eles deram ao comitê foram fundamentais para essa conquista”, revelou o diretor do Sindicato, Zé Mourão. “Nossa unidade garantiu a aprovação da proposta por unanimidade”, afirmou.
A primeira parcela da PLR será paga em julho deste ano e a segunda em março de 2011.
Affinia
Os companheiros na Affinia, autopeças também em Diadema, garantiram a PLR ao aprovar proposta em assembleia no final da tarde desta quarta-feira.
Como nas demais, o pagamento previsto para esse ano tem um aumento grande em relação ao que foi pago em 2009, resultado da da mobilização do pessoal e do crescimento da produção.
Segundo Antenor de Souza, o Irmão, do Comitê Sindical, a primeira parcela, que representa metade do pagamento, será paga neste mês e o restante, condicionado às metas, cai na conta em janeiro.