Modercarga é implantado
Ponto importante de política industrial reivindicada pelos trabalhadores, o Modercarga foi implantado no final do ano passado. O programa pretende modernizar e substituir a frota de caminhões e equipamentos.
O governo irá dispor de R$ 2 bilhões para financiar transportadores autônomos, micro, pequenas e médias empresas da área com prestações fixas em até 60 meses no caso de veículos novos e 36 meses para usados. Desta forma o governo pretende reduzir a idade média da frota de 18 para 10 anos.
A estimativa é que 20 mil novos veículos de carga possam ser produzidos, um crescimento de 18% em relação ao que foi feito ano passado.
>> Bens de capital
Outra importante medida de política industrial do governo Lula foi a redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os bens de capital de 5% para 3,5%. São 643 itens beneficiados entre eles máquinas, equipamentos elétricos, de construção civil e agrícolas. Mesmo com a redução, o governo acha que não perderá receitas devido a reforma tributária aprovada no final do ano passado.