Montadora chinesa planeja fábrica no Brasil para disputar espaço entre as marcas mais vendidas
A recém-chegada Omoda & Jaecoo, divisão do grupo chinês Chery, pretende dar um salto no mercado brasileiro. Após desembarcar no país em abril com os modelos Omoda E5 e Jaecoo 7, a montadora projeta estar entre as dez marcas mais vendidas do Brasil já em 2026 — um plano ambicioso que reforça o avanço das fabricantes chinesas no setor automotivo nacional.
O vice-presidente da Chery Internacional e CEO da operação brasileira, Si Fenghuo, afirmou que as vendas mensais da marca já ultrapassam mil unidades. O bom desempenho impulsionou a empresa a preparar dois novos lançamentos até o fim de 2025, além do Omoda 4, previsto para 2026. Para o executivo, o Brasil é um dos pilares da estratégia global de expansão do grupo.
Fundada em 2022, a Omoda & Jaecoo já atua em mais de 40 países e acumula cerca de 510 mil carros vendidos, conquistando o título de montadora que mais cresce no mundo. O desempenho internacional se reflete na aposta em mercados estratégicos da América Latina, especialmente o Brasil, que se tornou destino prioritário dos investimentos chineses no setor automotivo.
A Chery avalia utilizar a antiga fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP) para iniciar a produção local da Omoda & Jaecoo. Se o projeto sair do papel, se juntará a iniciativas como a da GWM, que inaugurou sua planta em Iracemápolis com investimento de R$ 10 bilhões até 2032. Com isso, as montadoras chinesas consolidam sua presença e pressionam ainda mais as gigantes tradicionais do setor automotivo brasileiro.
Da Revista Fórum