Montadoras apostam em modelos híbridos e elétricos na descarbonização

Para executivos, eletrificação dos veículos aproveita o interesse brasileiro por inovação e favorece a produção local

Montadoras instaladas no Brasil apostam em veículos elétricos híbridos, híbridos plug-in e movidos a hidrogênio como alternativas para a descarbonização da frota nacional. Segundo executivos, a eletrificação dos veículos aproveita o interesse brasileiro por inovação e favorece a produção e venda de veículos elétricos.

Os representantes da BYD, Hyundai, BMW e Toyota debateram as oportunidades e desafios da eletrificação de veículos no evento “Summit: Futuro da Mobilidade” na manhã desta quarta-feira (16). O evento foi uma realização de Valor e “Autoesporte”. “As empresas têm disponibilidade de tecnologias para oferecer ao mercado, seja o carro elétrico, seja o híbrido, para permitir que o consumidor possa escolher. A fábrica da BMW, por exemplo, é flexível para a produção de veículos híbridos e elétricos”, disse Gleide Souza, diretora de assuntos governamentais da BMW.

De janeiro a setembro, foram emplacados 122,5 mil veículos elétricos a bateria, híbridos, e híbridos plug-in, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O país conta com uma frota de 342,9 mil veículos leves eletrificados. Uma das possibilidades discutidas pelos executivos é o veículo elétrico movido a hidrogênio. A diferença em relação a um elétrico convencional é que não usa carga externa.

O hidrogênio é armazenado em tanques enquanto o oxigênio vem de fora do carro. A mistura causa uma reação química, liberando energia. Transformada em eletricidade, essa energia carrega a bateria que alimenta o motor elétrico. Em agosto, o Brasil alcançou a marca de 10 mil eletropostos, segundo dados divulgados pela ABVE e apurados pela Tupi Mobilidade, empresa especializada no software e aplicativos de recarga.

Do Valor Econômico