Montadoras chinesas têm 10% do mercado e já são a 4ª força no Brasil

Fenabrave e Bright Consulting mostram avanço chinês, que supera Hyundai e Toyota e ameaça a GM no Brasil

A presença das montadoras chinesas no Brasil deixou há tempos de ser uma tendência para se tornar uma realidade consolidada. Uma análise dos dados de agosto de 2025 da Fenabrave e da Bright Consulting mostra que, somadas, as fabricantes da China já representam a quarta maior força no mercado nacional de automóveis e comerciais leves, superando marcas históricas como Hyundai e Toyota e ameaçando a General Motors pelo terceiro lugar.

Esse avanço é simbólico porque ocorre em um mercado tradicionalmente dominado pelas três grandes — Fiat, Volkswagen e GM — que, por décadas, dividiram o pódio quase sem contestação. Agora, um novo bloco começa a redesenhar esse equilíbrio, mas com novas estratégias e uma abordagem bem diferente.

Ao reunir a participação individual das principais marcas chinesas, o resultado revela um desempenho expressivo: BYD: 4,6% (Bright) | 4,58% (Fenabrave – leves), CAOA Chery: 3,2% (Bright – estimativa) | 3,15% (Fenabrave – leves), GWM: 2,1% (Bright) | 1,83% (Fenabrave – leves), Outras (Jac, Omoda-Jaecoo, etc.): 0,5% (estimativa), Teste – Jaecoo 7 PHEV26

No total, a participação fica entre 9,8% e 10,4% do mercado, praticamente empatada com a GM (10,2%). Mais do que apenas um número, trata-se de um sinal de maturidade: os chineses deixaram de ser vistos como “novatos” e agora disputam espaço com as marcas que moldaram a indústria automobilística brasileira ao longo do último século. Com novos lançamentos e crescimento de marcas como GAC, Geely, Omoda-Jaecoo e Zeekr, nos próximos meses e fábricas ainda ampliando sua capacidade, a tendência é de crescimento acelerado.

Do InsideEVs