Montadoras: Conferência aprova pauta nacional
Uma pauta nacional para todo o setor automotivo foi definida na Conferência Latino-americana da Federação Internacional dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica (Fitim). O encontro, que termina hoje em São Paulo, reúne 80 dirigentes sindicais do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Chile, Uruguai e Peru e debate a situação da indústria automotiva no mundo.
O secretário de organização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT), Valter Sanches, afirma que para reduzir as desigualdades nas condições de trabalho, a CNM-CUT e a Confederação da Força Sindical montaram a pauta unificada.
Entre os pontos básicos estão o piso nacional de salário, unificação e redução da jornada de trabalho para 40 horas e direito à organização no local de trabalho.
Além disso, Sanches diz que uma das metas da Conferência é montar redes de informação entre metalúrgicos no mundo todo e implementar acordos para garantir normas trabalhistas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre elas estão a liberdade sindical, a negociação coletiva e a eliminação do trabalho escravo e infantil.