Montadoras dos EUA ampliam vendas em outubro
Outubro representou um mês de vendas aquecidas para as principais montadoras instaladas nos Estados Unidos, com exceção da Toyota, cujos volumes comercializados no país caíram 4,4% em relação ao mesmo período de 2009.
As vendas da montadora japonesa, que anunciou neste ano uma série de recalls, totalizaram 145,474 mil veículos em outubro, um volume que levou o total nos dez primeiros meses do ano para 1,456 milhão de unidades, uma alta de 0,6% na comparação anual.
Os destaques foram os balanços da Ford e da Chrysler, que apontaram crescimento na comparação anual de 19,2% e 37%, respectivamente. Enquanto a Ford vendeu 157,935 mil veículos em outubro, as vendas da Chrysler somaram 90,137 mil unidades.
“A Ford está no caminho de ganhar participação de mercado pelo segundo ano seguido, um resultado que não é alcançado desde 1993”, afirma a montadora em seu balanço.
Já a General Motors vendeu 183,759 mil veículos em outubro, o que corresponde a uma alta de 3,5% em relação ao desempenho de um ano antes. No ano, a empresa elevou sua participação de mercado em quase dois pontos percentuais, destaca no balanço o vice-presidente de vendas Don Johnson.
“Nossos resultados de outubro mostram que nosso plano está funcionando, já que nossas quatro marcas continuam crescendo”, afirma o executivo. Segundo a GM, as vendas das marcas Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick cresceram 22% até outubro, mais que o dobro da evolução apresentada pela indústria, de 10,5%.
Do Valor Online (Eduardo Laguna), com Agências