Montadoras elevam em 106% busca por crédito

O desempenho do setor surpreendeu os técnicos do BNDES. "Realmente as consultas vieram acima das nossas expectativas, principalmente se levarmos em consideração o fato de que o primeiro semestre do ano passado foi de forte crescimento para o setor", analisa o economista Tiago Toledo Ferreira

A despeito da dura rotina vivida pelas matrizes, as montadoras brasileiras têm sido as principais responsáveis pela manutenção dos pedidos de financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em 2009.

Somente nos primeiros quatro meses do ano, as consultas por crédito do setor, concentradas na linha de Financiamento a Empreendimentos, tiveram expansão de 106% em relação a 2008, alcançando R$ 3,4 bilhões. Em igual comparação, as consultas globais do banco cresceram apenas 34%, somando R$ 9,16 bilhões.

O desempenho do setor surpreendeu os técnicos do BNDES. “Realmente as consultas vieram acima das nossas expectativas, principalmente se levarmos em consideração o fato de que o primeiro semestre do ano passado foi de forte crescimento para o setor”, analisa Tiago Toledo Ferreira, economista do Departamento de Indústria Pesada do BNDES.

A nova onda de investimentos das montadoras no Brasil é capitaneada por projetos ligados, principalmente, ao desenvolvimento de modelos genuinamente nacionais e a adequação de veículos importados ao gosto do brasileiro.

De acordo com Ferreira, também fazem parte do rol das consultas empreendimentos voltados para a tecnologia e melhoria de processos. Expansões de capacidade, porém, não estão nos planos das companhias.

Da Agência Estado