Montadoras enfrentam ‘inverno dos carros elétricos’ com desaceleração das vendas
Fim de subsídios, recuos regulatórios e cautela do consumidor esfriam mercado global de veículos elétricos
O crescimento das vendas globais de veículos elétricos deve desacelerar neste ano, à medida que a China reduz alguns subsídios, a Europa vacila quanto à eliminação dos motores a combustão e produtores e formuladores de políticas públicas nos Estados Unidos fazem um movimento de recuo em relação ao segmento.
A BloombergNEF estima que os consumidores comprarão 24,3 milhões de carros elétricos de passeio neste ano, um aumento de apenas 12% em relação a 2025 e bem abaixo do crescimento de 23% registrado no ano passado.
Nos Estados Unidos, em particular, as montadoras enfrentam um “inverno dos carros elétricos” e terão de atravessar meses difíceis antes de uma provável retomada das vendas em 2027 e 2028, afirmou Nathan Niese, líder global de veículos elétricos e armazenamento de energia da Boston Consulting Group.
Embora a trajetória de longo prazo dos veículos movidos a bateria continue positiva, não há “nenhuma história em 2026 que dê muitos motivos para otimismo”, disse ele. Enquanto a política pública para veículos elétricos se deteriora, a economia do setor melhora. A acessibilidade tem sido uma das maiores barreiras à adoção de elétricos nos EUA, e os preços das baterias —a parte mais cara de qualquer carro ou caminhão elétrico— caíram mais 8% em 2025, segundo estimativas da BNEF.
Da Folha de São Paulo