Montadoras estão fazendo lobby para reduzir a adoção de carros elétricos
Fabricantes já reduziram seu próprio otimismo, mas agora querem convencer os órgãos reguladores
O setor automotivo não gosta de admitir, mas realmente esperava que o ano passado fosse como o início da década de 1970 foi para a televisão em cores – o ponto em que uma nova tecnologia decola enquanto uma mais antiga pode começar a desparecer. Com os veículos elétricos, a adoção está se mostrando menos previsível do que eles queriam. Agora, muitos fabricantes querem reduzir as expectativas de adoção de VEs. Elas já convenceram seus acionistas. Seus revendedores trabalham todos os dias para dissuadir os consumidores. E isso certamente é bom para seus balanços patrimoniais no curto prazo.
Resta apenas um grupo a ser convencido: os órgãos reguladores que estão pressionando por menos emissões dos carros e, em última instância, por um futuro majoritariamente elétrico. E eles estão tentando. Um novo artigo do site Automotive News descreve o esforço que as montadoras, fornecedores, revendedores e todo o setor fizeram para tentar reverter as expectativas regulatórias. No caso dos EUA, o governo Biden está perto de finalizar as diretrizes de emissões revisadas para a próxima década, e qualquer empresa com um negócio considerável de combustível fóssil está trabalhando duro para deixar espaço para um grande número de produtos a combustão (ICE).
É provável que o conjunto de normas revisadas da Agência de Proteção Ambiental (EPA) seja mais conservador em seu cronograma, esperando que as montadoras reduzam as emissões de toda a frota em 56% entre 2027 e 2032. Isso começa com uma redução de 18% em 2027, com reduções ano a ano diminuindo para 9% em 2031 e 11% em 2032. A agência espera que os requisitos mais rigorosos levem a um mercado de veículos leves predominantemente elétricos nos EUA, com os veículos totalmente elétricos representando 60% das vendas de veículos novos até 2030 e 67% até 2032. Os fabricantes de automóveis não estão dispostos a isso.
Conforme relatado pela Automotive News, eles estão pressionando para que a EPA adote um plano menos rigoroso chamado Alternative 3. A meta geral de emissões é a mesma – 56% de redução até 2032 -, mas a Alternative 3 exige um aumento mais lento, começando com uma redução de 11% em 2027 e chegando a uma redução de 17% ano a ano em 2032. O setor automotivo ainda não está entusiasmado com o cronograma, mas as empresas parecem preferi-lo à alternativa.
Do InsideEVs