Montadoras ignoram apelo popular por carros mais acessÃveis, e preferem perder clientes do que vender carro barato
Enquanto consumidores clamam por veÃculos acessÃveis, a indústria automotiva parece fazer de tudo para ignorar esse apelo. A lógica que domina as grandes montadoras é clara e imutável há anos: dá para ganhar dinheiro vendendo picapes e SUVs grandes, quebrar o galho com SUVs médios, e perder feio com carros pequenos. Foi o que ouviu de forma direta um colunista automotivo durante um jantar com um executivo da Ford, e essa filosofia segue mais viva do que nunca.
O problema é que a tecnologia parece estar caminhando em outra direção. Uma inovação promissora na China está gerando burburinho no setor: as baterias de sódio desenvolvidas pela gigante chinesa CATL. Elas estão sendo produzidas em massa e, segundo especialistas, entregam resultados impressionantes, especialmente no custo. Enquanto a bateria de lÃtio-ferro-fosfato, atualmente a mais barata da indústria, custa em torno de US$ 75 por quilowatt-hora, a versão de sódio pode chegar a apenas US$ 10/kWh.
A diferença de preço é tão brutal que, teoricamente, poderia tornar possÃvel a produção de EVs extremamente acessÃveis. Se esse tipo de bateria migrar dos veÃculos comerciais, onde já está sendo usada, para carros de passeio, o sonho do carro elétrico barato poderia se tornar realidade. Um modelo com preço abaixo dos US$ 20 mil não seria um delÃrio, mas uma possibilidade concreta. Mas há um problema: ninguém na indústria quer isso.
O motivo é simples e desanimador. A maioria das montadoras, com exceção da Tesla, está perdendo dinheiro com EVs. Mesmo que uma nova tecnologia permita baratear os modelos, os volumes de venda ainda são baixos demais para que o negócio seja sustentável. Fabricar um EV de US$ 25 mil, ou seja, cerca de R$ 130.000 a R$ 140.000, já é difÃcil. Fazer um de R$ 100.000 com margem positiva? Praticamente impossÃvel, ao menos na visão das montadoras tradicionais. A consequência disso é visÃvel no mercado atual: veÃculos cada vez mais caros, acessÃveis apenas para consumidores de maior poder aquisitivo.
Do NotÃcias Automotivas / Jalopnik