Montadoras investem cada vez mais em grandes eventos
Mais concorrentes e mercado estagnado impulsionam a busca por mais visibilidade
Vendas restritas somadas à chegada de novos concorrentes é combustível mais que eficaz para deflagrar uma corrida, para lá de necessária, por maior visibilidade de produtos e marcas. Com mercado estagnado em anos recentes, a indústria automotiva confirma a tese. Nos últimos meses e semanas, para além da chegada de diversas marcas, o que mais se tem visto no setor é um intenso esforço dos departamentos de marketing das novas e tradicionais na busca de holofotes.
São inúmeras as ações que chamam a atenção pela abrangência e custos, naturalmente não revelados, mas sabidamente na casa dos milhões de reais cada um deles. Quase todos os maiores eventos culturais e esportivos brasileiros — ou internacionais com impacto interno na imagem — são objetos de cada vez mais investimento por parte sobretudo das montadoras. Os dois principais festivais de música do País, não por coincidência, têm duas marcas de carros e comerciais leves dentre os maiores patrocinadores.
Curiosamente, também as que mais vendem. A Fiat, líder há cinco anos, ostentou seus produtos e logotipo no Lollapalooza de 2025 e repetirá a dose este ano no evento. Sua competidora direta em quase todos os segmentos e a montadora com a segunda maior penetração desde 2023, a Volkswagen, fechou contrato de patrocínio do Rock in Rio pela segunda edição consecutiva e pela sexta vez. A empresa alemã também tem alocado verbas vultosas para estar presente no festival The Town, também em São Paulo, e no circuito de festas do universo sertanejo, como a Festa de Peão de Barretos.
A novata Omoda & Jaecoo entrou nesse seleto grupo de patrocinadoras de grandes eventos culturais. E em grande estilo, na mais popular festa brasileira, o Carnaval do Rio de Janeiro. A Hyundai acaba de acertar com a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, o patrocínio para todas as competições de futebol feminino pelos próximos três anos. A também recém-chegada BYD já dá seus primeiros passos nessa disputa local por visibilidade atrelada ao esporte e, fechou contrato de patrocínio com o Corinthians.
Do AutoIndústria