Montadoras investem nas famílias
As empresas estão adotando programas de aproximação com as famílias e se tornando presentes em todas as esferas da vida dos trabalhadores, segundo reportagem do Diário do Grande ABC do último dia 5.
A estratégia está sendo usada não só pelas montadoras, mas por grande número de empresas da região. Como resultado, um profissional mais motivado e muito mais produtivo.
Trabalhador total
Os programas variam em cada empresa, mas existem pontos comuns como planos de saúde, festividades, visitas das famílias às fábricas e palestras sobre as novas exigências do trabalho e o novo perfil exigido dos trabalhadores. Os objetivos das empresas são o de conseguir apoio das famílias às demandas das empresas por mais horas extras, trabalhos em finais de semana e em turnos de revezamento.
Apelo sentimental
As visitas das famílias no local de trabalho vão ao encontro de uma curiosidade natural das pessoas conhecerem o ambiente de trabalho e as atividades ali realizadas por seus parentes.
Para o funcionário é um motivo de orgulho mostrar aquilo que faz e produz em seu trabalho. Esse é um passo significativo na busca do reconhecimento da sua importância dentro da família e sociedade.
A contrapartida é cruel
Como em todo investimento, as empresas querem em troca resultados. Estes aparecem rapidamente sob a forma de um trabalhador mais submisso, conformado com a falta de liberdade, autonomia e satisfação naquilo que faz e, principalmente, mais isolado e sem canais para mostrar seu descontentamento.
É esse sofrimento no trabalho que leva ao estresse, à depressão, ao alcoolismo e também às LER/ DORT.
Acorda, companheiro, sua família virou investimento e quem vai perder é você!
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente