Montadoras japonesas querem parcerias com gigantes de tecnologia da China

Fabricantes do Japão vêm perdendo mercado para as chinesas no segmento de veículos elétricos e autônomos

As montadoras japonesas buscam parcerias com empresas de tecnologia da China para ganharem participação no mercado. A Toyota, por exemplo, informou que vai estabelecer um acordo com a gigante chinesa Tencent Holdings em áreas como inteligência artificial (IA), computação em nuvem, big data e conexão de mídia social. Enquanto isso, a Nissan colaborará com a Baidu em IA, incluindo cockpits inteligentes.

Segundo informações da Bloomberg, as parcerias mostram a pressão que as fabricantes japonesas enfrentam para recuperar o terreno que perderam para as empresas chinesas. As montadoras da China são capazes de lançar rapidamente modelos mais tecnológicos que atendem às necessidades da demanda local. Essa concorrência com as chinesas fez as fabricantes japonesas reduzirem a produção e o número de funcionários.

Ou, no caso extremo da Mitsubishi, sair completamente da China. O resultado disto é que as marcas japonesas estão cada vez mais na lanterna no mercado chinês. Elas representaram 15% dos licenciamentos no primeiro trimestre, abaixo dos 21% de cinco anos atrás. As marcas nacionais chinesas detêm agora 53% do mercado, lideradas por empresas como a BYD.

É provável que demore anos até que as alianças dêem frutos, uma vez que apenas reestilizações e atualizações em modelos existentes não atendem ao perfil dos consumidores chineses. No Salão do Automóvel de Pequim, em abril, a Toyota apresentou dois novos modelos desenvolvidos com parceiros chineses, incluindo sua joint venture com a BYD. Foram apresentados os crossovers elétricos bZ3C e bZ3X. A Honda também lançou uma nova linha, Ye, na China.

Do Automotive Business