Montadoras ocidentais correm risco de extinção na China, diz Stellantis
Um dos candidatos a CEO do grupo está ‘chocado’ com a perda de mercado dos grupos estrangeiros no país
As marcas ocidentais podem não ter futuro na China, já que as montadoras locais se aproximam do último reduto mantido por empresas como Volkswagen e Toyota, alertou a Stellantis. Quando questionado se os grupos automotivos ocidentais seriam capazes de competir com as marcas locais na China, Maxime Picat, diretor de operações da Stellantis para Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, e um dos dois candidatos internos a se tornar o próximo CEO do grupo, disse: “Sou um cara bastante otimista, mas não nesse caso.”
As marcas locais conquistaram uma participação significativa de mercado na China das montadoras estrangeiras nos segmentos de carros elétricos e veículos maiores, mas marcas como Toyota e Volkswagen ainda vendem grandes volumes de veículos a gasolina de médio porte, conhecidos como “segmento C”.
“Fiquei chocado”, disse Picat na cúpula Future of the Car do FT, apontando para a ofensiva crescente das marcas locais em todos os segmentos de veículos. Isso significa que as montadoras ocidentais ficam apenas com o “segmento C de motores a combustão interna. E isso não vai durar”, acrescentou. “Se você observar o que aconteceu nos últimos anos, a tendência [de queda na participação de mercado] é forte e tem sido muito difícil para as [montadoras] ocidentais manterem sua posição na China”, disse.
A participação de mercado das marcas estrangeiras na China foi de 32% nos dois primeiros meses deste ano, menos da metade dos 64% que detinham em 2020. A BYD ultrapassou a posição há muito tempo ocupada pela Volkswagen como a marca mais vendida, de acordo com a consultoria Automobility de Xangai. Mas Volkswagen e Toyota ainda são os dois principais fabricantes de veículos a gasolina na China, com uma participação de mercado combinada de 34%.
Da Folha de São Paulo