Montadoras perto da produção de 2,4 milhões de veículos em 2024

Projeções da indústria indicam que a produção consolidada do ano será de 2,4 milhões de unidades

Faltam pouco mais de 300 mil unidades para as montadoras de veículos instaladas no país alcançarem a meta projetada para o ano, algo em torno de 2,4 milhões de unidades. No acumulado do ano até outubro, saíram das linhas 2,123 milhões de unidades, dentre modelos leves e pesados. O resultado representou alta de 9% ante o volume registrado em janeiro-outubro de 2023.

O resultado foi impulsionado pelo desempenho das montadoras de caminhões, cuja produção cresceu 41% no acumulado do ano na comparação com igual período em 2023, somando 117 mil unidades. A performance das linhas de leves também foi positiva no período, com a produção de automóveis e comerciais leves aumentando 24% até outubro, com 1,9 milhão de unidades saindo das linhas.

Apenas em outubro, as fabricantes produziram 249 mil veículos, um resultado que representou alta de 25% ante outubro do ano passado, e 8,3% maior do que a produção vista em setembro deste ano. A indústria comemora o desempenho visto até agora porque, ao que tudo indica, o volume produzido no ano deverá ser maior do que o ano passado.

As empresas ainda afirmam que o volume de produção poderia ser maior não fossem velhos entraves conhecidos, como acesso ao crédito, exportações e, mais recentemente, as importações de veículos elétricos chineses. De todo modo, a indústria brasileira segue sem produzir além do patamar de 2 milhões de unidades, um cenário que pode ser considerado “um novo normal” para o setor automotivo se olharmos em retrospecto.

Do Automotive Business