Montadoras: Produção de veículos tem recorde histórico

A produção das montadoras atingiu em janeiro 198.448 veículos. O número é 20,5% superior ao do mesmo mês em 2005. O volume foi o maior da história do setor em um mês de janeiro. Os dados são da Anfavea.

Segundo a entidade, as exportações também tiveram o melhor resultado em um mês de janeiro, com movimento aproximado de R$ 1,8 bilhão, 17% acima do primeiro mês do ano passado.

As vendas no mercado interno também surpreenderam, com a comercialização de 132,8 mil unidades. No mesmo período de 2005, foram 106,6 mil unidades.

O presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, informou que desde o quarto trimestre de 2005 o setor registra um processo de aceleração, reflexo da melhoria da situação geral da economia, o que deixa o trabalhador mais confortável e mais seguro para entrar em financiamentos de veículos.

Os veículos com motor bicombustível (flex), representaram 73% das vendas.

Em crescimento

Segundo Golfarb, as montadoras esperam manter as exportações em alta este ano, embora em um ritmo menor por causa do câmbio desfavorável. “A meta é chegar a cerca de R$ 24 bilhões, com alta de 2,7%”, disse.

A Anfavea prevê um aumento de 7% nas vendas ao mercado interno, com 1,8 milhão de unidades. A produção total deve crescer 4,5% e atingir 2,6 milhões de veículos.