Montadoras: Produção sobe 20%. Exportação, 50%

As montadoras produziram em novembro 200 mil veículos, um aumento de 6% em relação a outubro, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Na comparação com novembro de 2003, o crescimento foi de 20%.

Já foram produzidas 2 milhões de unidades em 2004 e a produção deve alcançar 2,2 milhões até o final deste ano. Será a maior da história da indústria automotiva no Brasil e 20% a mais que em 2003, quando foram fabricados 1,8 milhão de veículos.

O crescimento foi puxado pelas exportações. As montadoras venderam ao exterior até novembro R$ 22 bilhões em veículos e máquinas agrícolas, 50% a mais que no mesmo período do ano passado. O resultado já é maior que a Anfavea previa para todo o ano de 2004. 

Vai diminuir
Os números deste ano foram recordes históricos no setor. Mas a Anfavea acredita que não conseguirá repetir os mesmos resultado em 2005.

Os riscos das montadoras são os mesmos que para o resto da economia. Isto é, real valorizado (dólar em queda), preço do petróleo, economia mundial em baixa e, principalmente, juros altos (70% das vendas internas são a crédito).

Mesmo assim, a Anfavea espera fabricar 2,3 milhões de veículos e bater novo recorde em 2005. Só que os índices de crescimento serão menores que neste ano.