Montadoras se reinventam durante crise global de chips

Seja comprando chips de computador diretamente dos fabricantes, reconfigurando carros ou produzindo-os com peças faltando, as montadoras estão tendo que ser criativas para lidar com a escassez global de semicondutores. Com o problema durando mais do que o inicialmente esperado, fabricantes como Daimler e Volkswagen tiveram que repensar as estratégias de produção.

As montadoras geralmente compram peças de fornecedores importantes, como Bosch e Continental, que por sua vez compram de produtores mais abaixo na cadeia. A Mercedes-Benz estabeleceu uma linha direta de comunicação com todos os fornecedores de chips, incluindo produtores de placas de semicondutores em Taiwan, disse gerente de compras da Daimler, Markus Schäfer.

Os fornecedores de chips precisam ser tratados de maneira diferente devido à sua importância estratégica para a indústria, disse Stefan Bratzel, do Center for Automotive Management. Annette Danielski, diretora financeira da unidade de caminhões Traton, da Volkswagen, disse que a empresa está tentando liberar espaço nas placas-mãe dos sistemas de controle: “Se mudarmos o software, podemos usar menos chips e obter a mesma funcionalidade”, disse a executiva.”

A General Motors disse que trabalhará com fabricantes de chips como Qualcomm, STM e Infineon para desenvolver microcontroladores que combinam várias funções previamente executadas por chips individuais.

Da Money Times