Montadoras tradicionais perdem espaço nas vendas diretas

De acordo com os números do setor de locação de veículos registrados em 2010 divulgados na terça-feira, 24, pela Abla, entidade que representa as locadoras, a Volkswagen é a fabricante com a maior participação na composição da frota destas empresas, com 29,5% do total. O índice é equivalente ao de 2009, mas inferior ao de 2008, 30,9%.

Fiat e GM vêm a seguir no ranking, ambas com índices maiores do que os de 2009 porém abaixo dos de 2008, ano em que a participação das vendas diretas a locadoras bateu recorde no mercado brasileiro, com 11,4%.

A Fiat, segunda colocada, fechou com 27,9% de participação em 2010. Em 2009, 27,3%, e 2008, 29,5%. No terceiro posto ficou a General Motors, com fatia de 24,5% no ano passado, acima de 2009, 23,7% mas também inferior ao resultado de 2008, 29,6%.

A Ford, que retornou ao segmento de vendas diretas apenas em 2009, também viu seu índice minguar: em 2010 ficou com 2,5%, enquanto que no ano anterior obteve 3,9% do total comercializado.

Também registrou baixa na participação a Renault, que viu sua fatia reduzir-se de 3,54% de 2009 para 2,48% em 2010.

Enquanto isso quem ganhou participação nas vendas deste segmento foram as montadoras asiáticas, agrupadas pela entidade em grupo denominado Outros. Segundo Paulo Gaba Junior, presidente do conselho, as montadoras recém-chegadas ao mercado brasileiro elevaram seus índices de comercialização ao setor de locação: “A categoria inclui empresas com participações menores, como as marcas chinesas e coreanas. No entanto, percebemos claramente o aumento dessa participação nos últimos anos.” Preço e nível de equipamentos estão dentre os fatores que alavancam a venda destes modelos ao segmento.

De acordo com o anuário estatístico da entidade, a participação desta categoria na composição da frota dos associados apresenta evolução constante nos últimos quatro anos: fechou em 4,7% em 2007, 7% em 2008, 11% em 2009 e chegou aos 13% no ano passado.

Da Autodata