Montadoras usam a Black Friday para chamar clientes de volta às concessionárias

A Black Friday, campanha de descontos realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, voltou a atrair o interesse de montadoras. Ainda que de forma não tão agressiva campanhas de marketing anunciando descontos, parcelas fixas menores, taxa zero no financiamento, bônus para valorizar a revenda e voucher de combustível, além de ofertas em serviços de pós-venda e planos de locação, tornaram a aparecer este ano, quando as promoções estão concentradas na sexta-feira, 25.

No ano passado os benefícios extras foram deixados de lado devido à escassez de veículos no mercado, provocada pela falta de componentes, como pneus e semicondutores, o que prejudicou o processo de produção. O problema ainda persiste, mas foi atenuado nos últimos meses, o que colaborou para que as empresas fabricantes voltassem, ainda que timidamente, a oferecer incentivos à compra de um 0 KM. E a maior parte delas vai até o dia 30.

Para o coordenador do curso de administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, a Black Friday no setor automotivo com suas promoções são uma tentativa de atrair novamente o consumidor às concessionárias, mesmo que não seja para o consumo imediato. Até porque, diante das dificuldades no fornecimento de peças e chips, diversos modelos continuam com tempo de espera de meses para serem entregues. Ele ponderou que existe uma maior repressão do lado da oferta do que da demanda.

E, com o aumento dos preços dos insumos, maior embarque de tecnologia e a consequente disparada dos preços do 0 KM, o cenário fica ainda mais complicado diante da queda na renda ao mesmo tempo em que os juros continuam em patamar elevado. “É como se a Black Friday buscasse trazer de volta o consumidor a este mercado que ficou tão desaquecido durante os anos da pandemia, uma vez que o carro entrou em desuso nesse período, um dos reflexos também da disseminação do home office.”

Da AutoData