Montadoras veem benefícios em economia circular e destinação correta de resíduos

Apesar das crescentes iniciativas ligadas à reutilização de materiais, parte da indústria automotiva ainda tenta encontrar alternativas para implementar uma economia circular, de fato

Apesar das crescentes iniciativas ligadas à reutilização de materiais, parte da indústria automotiva ainda tenta encontrar alternativas para implementar uma economia circular, de fato. Uma delas é o processo de remanufatura, como explica Diego Iritani, fundador e consultor da Upcycle Brasil.

“Basicamente, seria como pegar o motor de um caminhão usado e passá-lo por um processo em que volta novo, mas ainda como motor. Por definição, é preciso que tenha a mesma qualidade do motor novo, mas utilizando menos recursos, porque reaproveita muitas partes”. O procedimento ainda tem desafios para se fortalecer no Brasil, tais como barreiras para importação.

Atuar junto a montadoras para pensar estratégias do tipo é um dos trabalhos da consultoria Upcycle Brasil, spin-off do Centro de Pesquisa e Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP). Fundada em 2017, ela lida com empresas de outros segmentos, como a Renner, com a qual desenvolveu o piloto da linha de jeans reciclado.

Outro exemplo de projeto que promove o reaproveitamento de peças e componentes de veículos que saem de circulação é a Renova Ecopeças, da Porto Seguro, que se propõe a reutilizar “quase tudo” de forma segura e sustentável. A motivação para sua criação veio da Lei dos Desmontes, de 2014, que regulamentou a atividade de desmontagem veicular no Estado de São Paulo. Parte das peças vai para o estoque de vendas do site da Renova e outra é armazenada em contêiner específico e destinada a empresas especializadas em reciclagem.

Do Valor Econômico