Morte da Irmã Dorothy: Federal prende dois suspeitos

A Polícia Federal prendeu o pistoleiro Rayfran das Neves Sales e o fazendeiro Amair da Cunha, apontados como pistoleiro e intermediador do assassinato da missionária Dorothy Stang em Anapu, no Pará.

A polícia continua procurando Uilquelano Pinto, suspeito de ser o outro pistoleiro. Já o fazendeiro Vitalmiro de Moura, apontado como mandante do crime, nega sua participação.

Como está com a prisão decretada, seu advogado negociava sua rendição até a a noite de ontem.

Em seu depoimento, Amair da Cunha, o Tato, foi contraditório em muitos pontos, inclusive sobre o mandante do crime.

A morte da freira Dorothy ganhou destaque internacional e expôs, mais uma vez, a ação dos fazendeiros, madeireiros e grileiros no Pará, que contratam pistoleiros para eliminar aqueles que contrariam seus interesses.

Desde a morte da freira, três outros crimes ocorreram no Pará por causa do conflito agrário, vitimando um agricultor, um sindicalista e um possível pistoleiro.

Relatório da CPI da Terra aponta que, nos últimos quarenta anos, 751 pessoas morreram no Estado por causa de disputas agrárias.

“Nesses dados não estão trabalhadores assassinados e enterrados clandestinamente, jogados nos rios, sepultados como indigentes ou queimados”, afirma documento da Comissão Pastoral da Terra.

Governo toma medidas

O governo federal baixou um pacote de medidas com os objetivos de frear a violência no Pará e conter o desmatamento da floresta amazônica.

Cerca de 2.000 soldados do Exército estão no Estado, onde foi criada uma base do governo federal, ligada ao Gabinete de Segurança Institucional, que está concentrando as ações na região.

É uma espécie de intervenção branca no Estado, já que as polícias mostram pouca vontade em esclarecer as mortes.

Na área ambiental, foram criadas cinco reservas, duas no Pará e três no Amazonas, envolvendo 5,2 milhões de hectares.

Além disso, 8 milhões de hectares de áreas à margem da rodovia Cuiabá-Santarém foram interditados para a criação de unidades de conservação.