Mostra fotográfica dos bancários vai percorrer agências da CEF
Primeira cidade a receber a exposição organizada pelo Sindicato é Diadema
A exposição fotográfica “50 anos do Sindicato dos Bancários do ABC”, que até novembro ocupou o saguão do Sesi Santa Terezinha, em Santo André, percorre a partir desta semana agências da Caixa Econômica Federal na região. A mostra, que já pode ser visitada na agência Diadema, será instalada em unidades da CEF em outras cinco cidades – São Bernardo, São Caetano, Mauá, Santo André e Ribeirão Pires. O objetivo é apresentar à população local um pouco da história da organização da categoria e seus principais personagens, num panorama entrecruzado com a própria trajetória regional, do País e do mundo.
Os visitantes poderão rever ou conhecer momentos de grande efervescência política e econômica e suas conseqüências para a sociedade brasileira, em especial os trabalhadores. Composta por mais de uma dezena de banners fotográficos, a mostra foi inaugurada em novembro e já teve grande visitação de bancários e público em geral, com excelente repercussão. Agora, a parceria com a CEF objetiva justamente extrapolar os limites da categoria, levando informações históricas ao conhecimento da sociedade. Para adequação aos espaços, não serão exibidos documentos que integram a exposição, disponíveis para consulta na sede da entidade. A agência de Diadema deverá abrigar os painéis fotográficos até o final deste ano, com horário de visitação das 10h às 16h, gratuitamente. O endereço é rua Antônio Piranga 540, Vila Odete.
Origem – O Sindicato dos Bancários do ABC foi criado em 1959. Seu primeiro presidente foi Lincoln dos Santos Grillo, que mais tarde se tornaria vereador, deputado e prefeito de Santo André. Combativa na origem, a entidade teve lideranças vigiadas e presas. A partir de meados dos anos 70, porém, enveredou pelo assistencialismo, como ocorreu com muitos sindicatos durante a longa ditadura militar no País. Na década de 80 a história registra uma forte disputa com a Oposição Bancária, movimento nascido com o novo sindicalismo e cujos representantes finalmente assumiriam o Sindicato pelo voto direto em 1994. É também nas urnas que os bancários elegem sua primeira presidenta, Maria Rita Serrano, no ano de 2006.
Do Sindicato dos Bancários do ABC