Motores Euro 6 chegam aos caminhões da Mercedes-Benz

Modelos da marca alemã entram em operação comercial a partir de janeiro de 2023

A Mercedes-Benz apresentou na quarta-feira, 19, a sua gama de motores diesel Euro 6 que equipará todos os seus caminhões produzidos em São Bernardo do Campo (SP) a partir de janeiro de 2023. O conjunto foi desenvolvido nos últimos anos pelas equipes de engenharia da montadora no Brasil, em Detroit, nos Estados Unidos, e em Sttutgart, na Alemanha.

Segundo a montadora, o novo powertrain, batizado de Bluetec 6, foi projetado para reduzir em 80% as emissões de óxido de hidrogênio (NOx), em 50% as emissões de material particulado e, mais importante para o operador de transporte de carga: consome 8% menos combustível na comparação com o seu equivalente equipado com motor Euro 5.

“Na comparação com a linha Euro 5, os preços dos veículos Euro 6 serão maiores em 15% ou 20%”, adiantou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas. O novo motor Euro 6 OM 471, de 530 cv, será aplicado nos modelos pesados Actros e Arocs, assim como a caixa PowerShift Advanced, que pode chegar a até 12 velocidades, dependendo da versão.

A tecnologia Euro 6 também chegou aos demais modelos da oferta da Mercedes-Benz no mercado regional, o leve Accelo e o semipesado Atego. A linha Accelo Euro 6 passa ter duas novas versões, as leves Accelo 817 e Accelo 1017, e a média Accelo 1317 6×2, equipados com o motor Mercedes OM 924 LA. No caso do Atego, o motor Euro 6 traz aumento de potência para os conjuntos OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260 cv, 286 cv e 321 cv.

Do Automotive Business