Moura entra no mercado de recarga de veículos elétricos

A Moura se prepara para entrar no crescente mercado de recarga de veículos elétricos com uma solução ainda pouco explorada no País: o BESS, Battery Energy Storage System, um sistema de reserva e geração de energia equipado com centenas de baterias de chumbo-ácido de 2 volts cada, bem mais baratas e recicláveis do que as baterias de lítio.

A empresa já projeta e produz módulos BESS sob demanda em suas fábricas de Belo Jardim, PE, onde também fabrica baterias automotivas. Segundo Antônio Júnior, diretor geral de baterias da Moura, já foram vendidas vinte unidades para empresas de distribuição de energia e telefonia, e para entrega em 2023 já foram encomendados dois BESS para eletropostos de recarga de veículos elétricos.

O sistema é uma espécie de gerador de reserva, que pode acumular eletricidade em horários de baixo consumo e fornecer nos momentos de pico, estabilizando a tensão da rede elétrica: “Compra energia na baixa demanda e vende na alta”, contou o diretor. “Para recarregar veículos elétricos é muito importante uma rede estável. O BESS serve tanto para estabilizar o fornecimento de energia como também é uma reserva para quando faltar”.

O BESS pode ser alimentado e recarregado por diversas fontes de energia, como pela rede elétrica convencional, geradores a combustão ou com placas solares fotovoltaicas e geradores eólicos, que podem ser instalados junto ao contêiner onde as baterias são instaladas, o que torna a solução apropriada para pontos isolados, como fazendas, torres de telefonia ou mesmo eletropostos desconectados da rede, que podem gerar e guardar sua própria energia.

Da AutoData