MOVA ABC: Movimento ganha mais autonomia
Ato na Sede do Consórcio de Prefeitos do ABC, em Santo André, anunciou segunda-feira a transformação oficial do MOVA ABC de ONG (Organização Não Governamental) em OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A mudança aumentará a agilidade do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos que, em sete anos de existência, ensinou a ler e a escrever mais de 54 mil pessoas.
Tarcísio Secoli, secretário-geral do Sindicato e coordenador do MOVA ABC, abriu a solenidade ressaltando que agora a entidade poderá passar recibos, ter acesso a verbas governamentais, contratar técnicos e profissionais especia-lizados nas áreas em que houver necessidade e várias outras atividades que antes não podia.
“São alterações muito importantes porque facilitarão as parcerias sem as quais o MOVA ABC não consegue existir”, afirmou Tarcísio. A transformação em OSCIP proporcionará também mais autonomia ao movimento que deixará de depender tanto das Prefeituras para existir.
Já o assessor Luiz Soares da Cruz, o Lulinha, preferiu destacar as próximas lutas: encontrar parceiros para a construção de um página exclusiva na internet e convencer o governo de São Paulo a assinar acordo que permita aos novos alfabetizados a passagem direta ao supletivo.
“O MOVA ABC trabalha com a realidade em que o estudante vive, que não é a mesma dos cursos ministrados em escolas públicas. Por isso o Estado exige que ele passe por uma prova para entrar no supletivo”, explicou Lulinha.
“Queremos o fim desta prova porque nossos alunos estão tão bem preparados quanto os do ensino oficial. Só o aprendizado foi diferente”, concluiu.