MOVA Regional: Desafio de ampliar salas

No retorno do ano letivo, o Movimento de Alfabetização (MOVA) na região encara o desafio de conseguir mais parcerias na sociedade para ampliar o número de salas de aula.

A coordenadora do MOVA/Rio Grande da Serra, Valéria Santos, disse que os projetos são muitos, entre eles o de implantar o MOVA digital e o de abrir salas em localidades distantes do centro como Jardim Esperança e Sítio Maria Joana. “Precisamos de parcerias para o material escolar e a ajuda de custo dos monitores”, comentou ela.

Além de conseguir parcerias, outra dificuldade é convencer a pessoa não alfabetizada a frequentar as salas de aula. “Por causa da auto-estima baixa e da falta de perspectiva, essas pessoas resistem”, disse Bete Marques, coordenadora do MOVA/Diadema.

Ela disse que estão programados mutirões pela cidade neste e no próximo mês, com carros de som e panfletos, estimulando a formação de salas de aula nos bairros.

O MOVA/Diadema terminou o ano com 115 salas e 1.800 alunos, e para este ano traçou a meta de abrir mais 150 salas. “Estamos confiantes, pois só neste mês de fevereiro já conseguimos mais 15 salas”, explicou Bete.