Mover será regulamentado após o Carnaval

O governo federal está prestes a regulamentar o Mover, programa que oferece às montadoras a chance de aproveitar incentivos fiscais que promovem a pesquisa, desenvolvimento de produtos e descarbonização, questões essenciais para as fábricas do país recuperarem a competitividade internacional.

Segundo Uallace Moreira, secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e à frente do Mover, o programa será regulamentado logo após o Carnaval. “Vamos acelerar esse programa”, destacou na quinta-feira (8), o ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Para Moreira, um dos objetivos do governo com o Mover, que dá continuidade ao Rota 2030, lançado no início de 2019, é o que ele chama de “diversificação de mercados”. O secretário se refere às oportunidades que os incentivos à pesquisa e desenvolvimento oferecerem para o setor automotivo expandir vendas fora do país. O setor enfrenta um período crítico de contínua queda nas exportações.

“O programa oferece acúmulos de benefícios envolvendo o desenvolvimento de tecnologias, como sistemas eletrônicos”, diz. Os incentivos fiscais oferecidos no programa vão somar R$ 19,3 bilhões até 2028. Apenas em 2024, o aporte será de R$ 3,5 bilhões. A questão da tributação é outro ponto relevante apontado pelo secretário. Quanto menos o veículo poluir menor será a carga tributária. Isso corrige, lembra, distorções que surgiram em legislações do passado.

Do Valor Econômico