Movimento popular: Entidades fazem ato pedindo Fora Bush!
No embalo da comemoração do Dia da Mulher, entidades realizaram ontem manifestação em São Paulo em repúdio à política de terrorismo promovida pelo governo norte-americano e em defesa da soberania dos países e dos povos.
A passeata ocupou a Avenida Paulista com cartazes de Fora Bush, contra a guerra no Iraque e contra o política praticada pelo presidente norte-americano que mata e viola direitos em outros países. Também denunciaram o modelo econômico norte-americano, que exclui, mata e polui o planeta.
As entidades femininas destacaram que o tema da paz está intimamente ligado à luta das mulheres. Elas denunciaram o machismo e a violência doméstica, destacando a luta por salário igual para trabalho de igual valor e por mais participação e poder.
A CUT classificou Bush de terrorista, um criminoso que pratica uma política contra a Humanidade.
O protesto foi convocado por entidades sindicais, estudantis, femininas e do movimento negro, entre elas a CNBB, MST, Grito dos Excluídos e União Brasileira de Mulheres.
Viagem pode gerar negócios
Bush chegou à tarde no Brasil e vai embora hoje. Na pauta do encontro com o governo brasileiro conversas sobre combustíveis alternativos como o álcool e o biodiesel.
O presidente americano vê o investimento nestes combustíveis uma forma de melhorar sua imagem, fortemente abalada pelo pouco caso dos Estados Unidos com o aquecimento global. No entanto, Bush não está disposto a reduzir as sobretaxas para que o álcool brasileiro entre nos EUA.
Na sua viagem ele também anunciará ajuda a países da América Latina, uma forma de tentar conter a influência do presidente Hugo Chávez na região.