Movimento sindical convoca governo do Estado para seminário anticrise
Metalúrgicos ABC e Metalúrgicos de Santo André fazem convite oficial ao governador Serra para participar de evento que reunirá trabalhadores, empresários e governos com objetivo de propor alternativas para a retomada do crescimento da Região e do País. Tenham certeza que o governo se interessará em participar", disse o subsecretário da Casa Civil, Tonca Falcet, ontem no Palácio dos Bandeirantes
O governo do Estado de São Paulo está convocado para participar do seminário que as lideranças da Região organizam para debater propostas de enfrentamento da crise econômica e retomada do crescimento do ABC e do País.
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Adonis Bernardes, entregaram nesta quinta-feira (12) o convite formal para que o governador José Serra (PSDB) participe do evento, que deve ser realizado em março. “São Paulo responde por 40% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Por isso, pode dar ma grande contribuição ao debate”, afirmou Rafael.
O subsecretário da Casa Civil do governo de São Paulo, Tonca Falcet, que recebeu os dirigentes sindicais, considerou importante essa articulação regional reunidos trabalhadores, empresários e poder público para agir na superação da crise. “Tenham certeza que o governo se interessará em participar”, disse Falcet.
REATIVAÇÃO DA CÂMARA REGIONAL
Os sindicalistas entregam uma carta endereçada a Serra na qual pedem a rearticulação da Câmara Regional do ABC. Criada há 12 anos, a instância foi pensada para ser um fórum com a participação de toda a sociedade regional em busca de soluções para vários problemas comuns à0 região, como a integração do transporte e a preservação dos mananciais, por exemplo.
O modelo de política desenvolvido por meio do Consórcio de Prefeitos, Câmara Regional e Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC representou um marco de atuação regional porque foram criados projetos e realizadas obras com participação do poder público em conjunto com
importantes setores da sociedade.
Mas nos últimos anos, essa participação foi reduzida. Existe ainda uma variedade de projetos em andamento, porém como resultado da ação de determinados grupos, e não de uma ação articulada
entre todos os agentes da região.
MOBILIZAÇÃO TIRA GOVERNO SERRA DO MURO
Finalmente o governo José Serrar tomou uma atitude diante da criese, que se arrasta desde setembro do ano passado. Depois de muita cobrança do movimento sindical e social, o governo estadual anunciou, nesta quinta-feira (12) que irá antecipar a aplicação dos investimentos previstos para 2009 em obras públicas.
Outras medidas são a prorrogação do recolhimento do ICMS para alguns setores e a desoneração desse imposto para exportadores.
Da Redação da Tribuna Metalúrgica