Movimento sindical volta a coordenar projetos para os trabalhadores
A Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC terá programas de capacitação e qualificação profissional para a região. A decisão foi tomada segunda-feira, logo após a eleição da nova diretoria da entidade
Rafael Marques foi eleito diretor da Agência
O movimento sindical na região vai liderar os projetos de capacitação e qualificação profissional que a Agência de Desenvolvimento Econômico implementar no ABC.
A decisão foi tomada segunda-feira, logo após a eleição da nova diretoria da entidade.
O vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques, eleito diretor da Agência, disse que os projetos são uma novidade e considerou a medida como mais um importante avanço proporcionado pelo seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento.
Tendo o Sindicato como um dos organizadores do seminário, realizado no início de março em São Bernardo, aprovou a montagem de um projeto de qualificação para a região.
“A tarefa agora é reunir entidades que possam colaborar com esse projeto, como as universidades da região e o Sistema S (Senai, Senac etc)”, planeja Rafael.
Mais engajados
Segundo o vice-presidente do Sindicato, o seminário revigorou a participação dos sindicatos de trabalhadores na Agência, que até então tinha uma ação muito focada nas empresas e limitada aos demais atores sociais e econômicos do ABC.
“Estaremos melhor posicionados agora e acredito que o diálogo entre poder público, trabalhadores e empresários será mais intenso”, prevê Rafael.
O novo presidente da Agência é Adler Kiko Teixeira, prefeito de Rio Grande da Serra, que substituiu José Auricchio, prefeito de São Caetano. Junto com Rafael, Heli Vieira Alves, dos Químicos do ABC, é outro diretor representante do movimento sindical eleito para a Agência.
A Câmara Regional e o Consórcio Intermunicipal do ABC (que reúne os prefeitos) são organismos de elaboração de projetos e a Agência é a executora deles.