MST faz manifestações no Rio Grande do Sul e em Pernambuco

Trabalhadores rurais fizeram marchas e ocupações nos dois estados. Ações tem objetivo de lembrar morte de sem-terras no Pará há 13 anos

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promoveram marchas e ocupações em fazendas no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, nesta quarta-feira (15).

Cerca de duzentas famílias ocuparam uma fazenda em Canguçu (RS), durante a madrugada. Em São Luiz Gonzaga, 300 trabalhadores rurais saíram em marcha de um acampamento às margens da BR-285. O grupo passou por ruas da cidade e depois ocupou uma fazenda no município.

Ainda no Rio Grande do Sul, cerca de 100 famílias acampadas em Jaguarão (RS) iniciaram uma marcha, mas foram impedidos pela Brigada Militar e pelo Conselho Tutelar de seguir a caminhada junto com as crianças. Segundo o MST, o grupo faria uma reunião para decidir se a manifestação continuaria.

Em Pernambuco, cerca de 100 famílias ocuparam um terreno em Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o MST, as manifestações fazem parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária, que tem o objetivo de lembrar a morte de 19 sem-terras em Eldorado dos Carajás (PA) há 13 anos.

Do G1