Muito trabalho em 2003

Acidente grave na DaimlerChrysler – Descuidos na manutenção, falta de procedimentos de segurança e improvisação foram as causas do acidente que feriu gravemente o operador João Batista Ribeiro no domingo passado.

Fica claro o descaso com que as empresas tratam as questões de segurança na operação e na preparação dessas máquinas.

Além disso, o grupo das montadoras ainda não assinou o acordo tripartite para a proteção de prensas. Fica a impressão de que em nome da produção, a vida é questão secundária.

Grupo 5 deve assinar – O grupo das Autopeças, apesar de participar de todo processo de construção do acordo de prensas, e concordar com todas as cláu-sulas, ainda não assinou o documento.

Nesse setor existem muitas empresas com prensas antigas, sem dispositivos de segurança e sem treinamento para operadores, que se reflete em milhares de acidentes todos os anos. Estamos aguardando a assinatura para os próximos dias, senão …

NR-4 é preocupação – A comissão de saúde está avaliando as propostas até agora sistematizadas pela comissão tripartite permanente de negociação, para mudanças na NR-4.

Existem alguns pontos polêmicos como a possibilidade de terceirização dos serviços de segurança e medicina do trabalho, que devem ser discutidos de forma mais ampla. Para isso deveremos realizar uma plenária, em fevereiro ou março, aberta a todos os interessados no tema.