Mulher ganha maior representatividade em São Bernardo com Gerência de Políticas Públicas
Departamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania visa garantir o atendimento adequado no acolhimento às vítimas de violência
As mulheres de São Bernardo do Campo ganharam maior representatividade após a reforma administrativa da Prefeitura, recentemente aprovada pela Câmara Municipal. Agora, a população feminina passa a contar com a Gerência de Políticas para as Mulheres e Questões de Gênero, um departamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), específico para o atendimento à mulher e responsável pela articulação das políticas públicas direcionadas às questões desse público.
Segundo a gerente do departamento, Dulce Xavier, a reestruturação mostra a disposição desta Administração em pensar políticas de inclusão social aos setores da sociedade que sofrem de discriminação. “Isso se dá de duas formas: com um atendimento adequado no acolhimento às mulheres, e com a promoção de ações preventivas e educativas”, explica.
Para ampliar o atendimento e os serviços, a equipe foi reforçada e passou a contar com uma supervisora técnica e uma coordenadora com vasta experiência na área. Dulce afirma que já foram realizadas 24 atividades, como oficinas e reuniões em diversos bairros, com moradores e assistentes sociais. A finalidade é chamar atenção da comunidade para a existência do Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. As ações envolvem, ainda, profissionais da Secretaria de Educação e dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Ações – Entre as próximas ações do departamento, figuram uma oficina no dia 25/11, às 14h, na Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude) com 300 agentes de saúde da rede municipal para falar sobre o Serviço de Atenção à Violência Doméstica. Outro evento será o painel “A quem cabe a Assistência Jurídica à mulher que sofre violência doméstica?”, promovido pelo GT Gênero do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, no próximo dia 26/11, às 18h, no auditório do Consórcio (Avenida Ramiro Colleoni, 05 – Centro de Santo André). Entre as palestrantes estarão a desembargadora Angélica Almeida, a promotora de Justiça Eliana Faleiros Vendramini, o juiz de direito Glauco Leite e a defensora pública Thaís Helena da Costa Nader.
Dulce também destaca a continuidade das ações de política regional. Ela é coordenadora do grupo temático de Gênero do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e também integra o Conselho Gestor da Casa Abrigo Regional, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de risco.
“Outro passo será a discussão junto aos delegados de polícia da região referente à forma de atendimento prestado à população feminina em situação de violência e a mudança do Centro de Atenção à Mulher, que hoje funciona na Vila Euclides, para a região central, além da proposta de transformar esse espaço em um Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência”, comenta.
Da Prefeitura de São Bernardo