Mulher tem maior ganho na indústria, aponta estudo do Ministério do Trabalho
Na última década, a indústria foi o setor onde as mulheres obtiveram maior ganho salarial em relação aos homens. Os dados são do Ministério do Trabalho e apontam que elas tiveram um aumento de 31,7% no período, contra 26,9% dos homens. Apesar dos números, ainda não é possível dizer que as mulheres ganham mais, mas o salário delas em geral corresponde a 70% do que é recebido pelos homens (em 2004, esse número era de 63%). Hoje, a média salarial dos homens é de R$ 1.417 e o das mulheres, R$ 997. Os dados foram veículados na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, no domingo dia 14.
Para a Secretária da Mulher da FEM-CUT/SP, Andrea Ferreira de Sousa, os estudos mostram que as mulheres vêm ocupando merecidamente o seu espaço no mercado de trabalho, mas é preciso avançar mais. “Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que amplia a licença maternidade de 120 para 180 dias. Esse projeto foi apresentado pelo Sindicato do Metalúrgicos do ABC e nós lutaremos para que esse direito torne-se realidade para todas as mulheres brasileiras”, destacou.
Segundo levantamento da subseção do Dieese da FEM-CUT/SP, as mulheres metalúrgicas representam 14% da categoria no Estado de São Paulo.
Da CNM-CUT