Mulheres concluem curso de Eletricista Instalador e incentivam outras a se inscreverem
Um curso majoritariamente frequentado por homens, Eletricista Instalador, teve uma turma aberta para incentivar a inscrição de mulheres na Escola Livre para Formação Integral Dona Lindu. A ideia deu tão certo que agora elas seguem para as aulas de Comandos Elétricos e convidam outras interessadas a também participar.
Ontem foi o último dia de aula da turma formada por 16 pessoas, sendo metade de mulheres. A proposta partiu justamente de uma aluna que já cursou praticamente todas as modalidades oferecidas na Escola e sempre teve interesse em fazer o curso de Eletricista, mas relutava por saber que apenas homens se inscreviam.
“Sempre quis me inscrever, porém como na sala só havia homens, eu tinha receio de participar. Levamos a sugestão para a coordenação da Escola e eles divulgaram a turma para mulheres, como não foi possível fechar uma completa só de mulheres ficou meio a meio. Foi muito bom, muito aprendizado, um pessoal bastante participativo e nós nos sentimos muito à vontade”, contou Kalyanne Alves de Oliveira Guedes.
A aluna detalhou que agora não vai mais gastar com esse tipo de mão de obra. “Estou comprando um apartamento e não vou precisar pagar ninguém para mexer na parte elétrica, eu mesma vou fazer. Já passei na prova para o curso de Comandos Elétricos, vou dar continuidade ao aprendizado. A ideia é encorajar cada vez mais mulheres a participar, mostrar que somos muito capazes”.
Mais plural
O coordenador da Escola, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, ressaltou que o objetivo é ampliar o público feminino na Escola e tornar o ambiente cada vez mais plural.
“Essa turma foi muito importante para ajudar a abrir mais espaços para as mulheres na Escola, mostrar que este é um ambiente inclusivo e acolhedor e que elas podem e devem cada vez mais ocupar esses espaços porque certamente têm muita habilidade para atuar nestas áreas e lugar de mulher é onde ela quiser”.
Inscrições
As inscrições abrem na próxima semana, a partir do dia 9. Confira mais informações nas próximas edições da Tribuna.