Mulheres fazem mobilização em favor do aborto

Objetivo é denunciar violações aos direitos das mulheres - a recente criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do aborto e o processo envolvendo quase 10 mil mulheres em Campo Grande (MS) pelo crime de ab

 

Movimentos de mulheres promovem nesta terça-feira (16) ato público durante a 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. O ato teve início às 9h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O objetivo é denunciar violações aos direitos das mulheres – a recente criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do aborto e o processo envolvendo quase 10 mil mulheres em Campo Grande (MS) pelo crime de aborto. Os movimentos alegam que essas atitudes reforçam a estratégia de criminalização e perseguição às mulheres, configurando verdadeira violação aos direitos.

No fim da tarde, às 17h, será divulgado relatório que aponta violações de direitos humanos sofridas por 10 mil mulheres investigadas pela prática de aborto. O documento Processos Judiciais Envolvendo Abortamento: Negação dos Direitos Reprodutivos das Mulheres em Mato Grosso do Sul mostra irregularidades na ação policial, com a apreensão e o manuseio dos prontuários médicos, e posterior investigação das mulheres em Campo Grande.

O relatório será divulgado na sede da Cfemea, no Setor Comercial Sul.

Agência Brasil