Mulheres Metalúrgicas do ABC entregam doações de calcinhas descartáveis às vítimas das chuvas

Desta vez, doações foram de 6,2 mil calcinhas descartáveis, que serão distribuídas domingo em atividade com as mulheres na Vila Sahy

Foto: Adonis Guerra

Representantes do Coletivo das Mulheres Metalúrgicas do ABC entregaram ontem doações de cerca de 6,2 mil de calcinhas descartáveis para mulheres vítimas das chuvas na Vila Sahy, em São Sebastião, litoral de São Paulo. As doações foram compradas com o dinheiro arrecadado na campanha de solidariedade do Sindicato junto a base.

A trabalhadora na Volks Kelly do Carmo Cipriano acompanhou a entrega e contou como foi. “Vimos que a situação está muito precária ainda, muitas famílias tendo que voltar à rotina e ao trabalho, mas com as casas condenadas à destruição. Não é só o furor da tragédia, tem o depois”, destacou.

Foto: Adonis Guerra

“Foi um sentimento de tristeza, o que estão passando machuca não só o físico, mas também a alma. Ficou muito marcado que as pessoas precisam de muita ajuda ainda, produtos de limpeza, mas, principalmente, carinho e acolhimento. Pudemos conversar, dar um ombro amigo e levar o mínimo de conforto para essas pessoas, que muitas vezes em abrigos e na correria, não têm nem condições de lavar roupa”.

Foto: Adonis Guerra

Para Leidiane Pereira, trabalhadora na Volks que também acompanhou a entrega, impressionou a destruição no local, mesmo após três meses das chuvas, e o quanto a comunidade está se ajudando.

“Vimos que as pessoas ainda estão sofrendo muito e passando por dificuldades para reconstruir tudo. A mídia já esqueceu, mas a história da tragédia das chuvas ainda pode ser vista, toda a calamidade ainda está lá”.

Foto: Adonis Guerra

“É complicado ver as pessoas em uma situação que se repete dia a dia, convivendo com a destruição toda. As doações serão muito importantes e chegaram em boa hora, já que vão utilizar em uma atividade para acolher as mães da comunidade”, explicou.

A primeira entrega de doações foi no dia 23 de março, com alimentos não perecíveis, roupas, água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Foto: Adonis Guerra

As fortes chuvas causaram deslizamentos e desabamentos em fevereiro deste ano. Segundo a Defesa Civil, 65 pessoas morreram – 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba – e mais de quatro mil pessoas ficaram desabrigadas.