Museu Afro-Brasil
Foi inaugurado recentemente em São Paulo um dos mais importantes espaços culturais do País, o Museu Afro-Brasil.
Situado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega no Parque do Ibirapuera, foi criado por iniciativa de várias pessoas, entre as quais se destaca o artista negro Emanuel Araújo, pela clareza com que define o papel da instituição na sociedade brasileira contemporânea.
Revisitar a história
O museu Afro-Brasil não pretende ser um museu do negro ou sobre o negro, museu de um gueto étnico ou cultural, nem um museu do folclore, reduzindo-se às curiosidades do passado, às raízes mais profundas das expressões da cultura brasileira.
Ao contrário, o museu se propõe a revisitar nossa história, passar a limpo nossa memória, para interrogar-nos sobre a formação de nossa sociedade e nossa cultura, fazendo-o porém da perspectiva do negro, a partir do olhar e da experiência do próprio negro.
Encontro com o passado
Não reconhecer ao negro o direito a esse lugar, negar a importância de sua contribuição, que perpassa todas as manifestações culturais do Brasil, seria passar um mata-borrão sobre a saga de mais de cinco séculos de história e de dez milhões de africanos triturados na construção do Brasil.
Além do expressivo conjunto de obras que faz parte do seu acervo permanente, o museu apresenta, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a mostra Brasileiro, Brasileiros.
Trata-se de um encontro sensível com nosso passado e nosso presente, marcado pela onipresença do negro, para nos ensinar a compreender quem somos.
Departamento de Formação Sindical