Na Alemanha, BMW investe em hidrogênio e no aumento de produção de baterias

Em Leipzig, montadora testa uma nova forma de reduzir emissões de carbono e vai expandir linhas de montagem de baterias

A BMW iniciou os testes de um queimador capaz de operar tanto com hidrogênio quanto com gás em sua oficina de pintura em Leipzig, na Alemanha. A montadora também anunciou um investimento de € 800 milhões (mais de R$ 4,1 bilhões, na cotação de segunda-feira, 31)  em novas linhas de montagem de baterias em sua fábrica na cidade.

O queimador, desenvolvido em conjunto com a empresa de tecnologia de combustão Saacke, visa reduzir as emissões de carbono no processo de produção. O equipamento é capaz de mudar de hidrogênio para gás ou vice-versa durante o uso.

A BMW já usa hidrogênio no processo de produção em sua fábrica de Leipzig, com uma frota de caminhões movidos a hidrogênio para transporte logístico e cinco tanques de armazenamento nas instalações. A montadora também pretende adicionar uma terceira linha de montagem de baterias e cinco linhas de envernizamento de células à fábrica de Leipzig até 2024, seguida por outras duas linhas de baterias de alta tensão.

Segundo a BMW, as baterias de alta tensão irão para a versão totalmente elétrica do modelo Mini Countryman que será produzido na mesma fábrica a partir do ano que vem. A marca monta baterias em outras duas fábricas na Alemanha, em Dingolfing e Regensburg, bem como em sua unidade de Spartanburg, nos EUA, e em sua fábrica de Shenyang, na China.

Do Automotive Business